domingo, agosto 19, 2012

Eixo: Tecnologias - Atividade 1

Olá professores,
Primeiramente gostaria de registra a seguinte frase sobre a atividade 1.
"O aluno recebia passivamente o conhecimento"
Bem, diante da frase podemos perceber que as coisas não mudaram muito em nossas escolas. John Dewey percebeu isso naquela época nos EUA, e hoje em dia, pelo ao menos aqui no Brasil, ainda estamos vivenciando uma educação unilateral, onde só o professor expõe o conhecimento. Mas percebo que novos caminhos já surgiram, como por exemplo as pesquisas de Ubiratan D'Ambrósio sobre Etnomatemática, que coloca em foco a valorização e a utilização da bagagem cultural do aluno a favor da educação, aproveitando a experiência de vida de cada um. Com isso podemos perceber que  Dewey já se referia a esse fato quando disse que cabe ao professor despertar o interesse do aluno, conduzindo o aprendizado por meio da experiência dele.

domingo, agosto 05, 2012

O Papel dos Meios na Formação do Aluno e do Professor na Educação de Jovens e Adultos”, de Moacir Gadotti.


O livro nos alerta e nos coloca a par da importância de aliar a comunicação ao desenvolvimento de uma educação crítica. Ele é bem interessante, diz que a criança, o jovem e o adulto querem satisfação e destaca a utilização da mídia e da influência que ela causa de forma crítica, analisando os aspectos positivos e negativos.

Aborda também que o estado deveria investir no uso de gravações do tipo vídeo nas escola para que nossos alunos conheçam melhor a relação entre a realidade e o que os vídeos mostram. Fala  da importância de analisar os recursos tecnológicos de acordo com a formação didática para não banalizarmos ou criar estereótipos. Deve-se com isso, criar uma pedagogia de comunicação, tendo em vista que não tem como separar a educação das mídias, é um processo de humanização.

Os aspectos precisam ser analisados criticamente e devemos mostrar que a mídia pode, apesar de ter muitos lados positivos, ser utilizada de forma errada, tendo como papel a manipulação de mentes para uma realidade voltada a interesses políticos e consumistas. Devemos ser críticos, usá-la de maneira a direcionar o aluno a explorar criticamente, não aceitar todas as informações que os meios de comunicação nos coloca pois apresenta mediações, representações alheias à realidade, estabelecem padrões e as pessoas são totalmente influenciadas sem perceber que estão sendo dominadas.

Podemos citar como exemplo duas pesquisas recentes sobre quem está vencendo na candidatura à prefeitura de Vila Velha. Na gazeta, Neucimar aparece ganhando e na tribuna, aparece o Max, isso nos leva a crer que pelo menos uma das pesquisas deve ter sido encomenda para iludir o eleitor.

Destacamos também alguns filmes que abordam o tema: "O quarto poder", “Matrix” e ‘o Show de Truman” que mostra como a mídia manipula as pessoas.

Devemos levar o aluno a diferenciar e fazer uma postura crítica daquilo que esta sendo exposto na mídia, tudo isso com limites de realidade, humanidade, solidariedade, ética, respeito e sem preconceito.

As mídias nos trazem aspectos positivos, como informações atualizadas, facilitam a aprendizagem, nos trazem programas que podem ser utilizados para a construção da personalidade de maneira positiva e a favor da educação. Como o autor coloca "Só aprendemos aquilo em que nos envolvemos profundamente e faz sentido para nós".

O aluno precisa saber que existem várias tipos de mídia, não só a tv e ainda fazer com que produza seus próprios meios para que sejam vistos e façam uma autoanálise e assim trabalhar a cultura de massa, ou seja, a sua própria vivência. A criação de vídeos gravados pelos alunos e claro orientada pelo professor produzem efeitos positivos na educação, eles dão mais significado àquilo que estão aprendendo.

Algumas idéias para se trabalhar na escola:  utilizando uma filmadora, elaborar uma pesquisa sobre a importância da matemática em cada profissão e montar um jornal; fazer uma revista da matemática; criar desafios matemáticos com diversos temas como saúde e receitas; atividade de lógica utilizando um jogo do computador, enfim, como menciona o autor, a escola como um local de criação e recriação da cultura e da cidadania.

Os professores precisam analisar criticamente o uso das mídias e aprender a utilizá-las na prática. Temos muitos professores que nem sabem usar as mídias, imaginem usá-las de forma correta. Precisamos capacitar os professores.O primeiro passo seria identificar os professores com dificuldade no manuseio das tecnologias e assim capacitá-los para que ao menos percam o medo e aprendam o básico para começar. Além disso, o Estado deve atualizar seus equipamentos, as tecnologias devem ser inseridas para que não apareçam como bicho papão. Integrar teoria à prática é fundamental e a formação continuada é o principal espaço para isso, já que muitos não tiveram esse tipo de formação na graduação.

Enquanto houver liberdade de imprensa e utilização livre das mídias estaremos em uma democracia e que seja liberdade com responsabilidade.
                                                                                  Palavras dos Tutores