domingo, junho 24, 2012

DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR


1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Primeiramente o professor toma conhecimento do conteúdo a ser ensinado aos seus alunos e leva em consideração as experiências de cada um, trabalha à partir desses contextos. Enfrenta as dificuldades à aprendizagem e planeja de acordo com as informações suas sequências didáticas com o objetivo de envolver seus alunos.
2- Administrar a progressão das aprendizagens
De acordo com as limitações do contexto o professor administra a aprendizagem. Seu olhar deve ser abrangente e dominar tudo o que ocorre ao seu redor com o objetivo de constatar verdadeiramente a formação de seus alunos.
3- Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
O professor sabe que seus alunos não são iguais, cada um tem seu tempo e a experiência de cada um deve ser utilizada e aproveitada em favor da aprendizagem de cada um, isso se configura em cooperação.
4- Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
Incentivar o aluno à participação nos segmentos da sociedade, orientar sob todos os aspectos formativos de cidadania para que ele seja um elemento capaz de seguir regras e também ser crítico e promover o desenvolvimento. 
5- Trabalhar em equipe
O trabalho em equipe é talvez a competência mais importante sob o aspecto sociável de que fazemos parte. De que adianta sabermos tudo e não compartilhar o que sabemos, o que adianta se não sabemos trabalhar com o outro. Se a equipe funciona bem, significa que quem está na coordenação sabe direcionar os trabalhos.
6- Participar da administração da escola
Em relação especificamente à escola, todas as competências se fazem imprescindíveis, pois quando consideramos toda a comunidade, precisamos valorizar o conhecimento de cada um e trazer para responsabilidade todos os profissionais e além disso os alunos também devem participar de todos os segmentos, não ficando restrita a sua participação à sala de aula. 
7- Informar e envolver os pais
Os pais talvez sejam a peça  mais importante para o xeque-mate da educação, entendo que devido a vários problemas de nossa sociedade, a família está perdida em suas atribuições, se houver o envolvimento da família na educação diária de seus filhos, a prendizagem será validada efetivamente. É importante que não se deposite todas as expectativas em cima do professor, ele não é o detentor de todas as soluções.
8- Utilizar novas tecnologias
As tecnologias avançam e é primordial que nossas escolas acompanhem essa evolução. Os elementos tecnológicos ainda são limitados em nossas escolas mas o professor deve se adaptar à elas.
9- Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
Essa competência talvez seja a mais polêmica, pois, imaginem o professor diante de nossa sociedade. Os médicos, advogados, militares, atores, políticos, são valorizados, respeitados e admirados. Mas, e o professor? Você acha que vai entrar na sala de aula e todos vão ficar em silêncio imediatamente? E então começar a lecionar lindamente através de palavras contextualizadas com a disciplina? Nada disso, você vai enfrentar uma verdadeira guerra. No ambiente da escola e mais precisamente, na sala de aula, você se depara com todos, digo, todos os problemas de nossa sociedade capitalista. Nossa, você se depara com crianças violentadas em seus direitos e aí você pensa, aprendi como lidar com isso na faculdade? A resposta é NÃO, todos sabem. E o que fazer? Entregamos os pontos e desistimos de ser professor? Entendo que não. Será que realmente não somos super-heróis? Às vezes penso que sim, pois não desistimos de fazer alguma coisa para lutar contra todos os problemas. Bem, criamos regras, desenvolvemos o sentido da responsabilidade, da solidariedade e do sentimento de justiça. Quem sabe, conseguimos o poder da transformação sem sermos colonizadores culturais, não é disso que estou falando.
10- Administrar sua própria formação contínua
O professor tem que se atualizar em relação a todos os aspectos,  profissional e pessoal. Precisamos dos professores, a sociedade tem que enxergar que somos os verdadeiros heróis e que um dia, quem sabe venha a recompensa através do brilho de um olhar de um aluno dizendo, obrigado professor !!!

5 comentários:

  1. Ei, Wânia, passei para visitar seu blog e deixar um beijinho. Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica,
    Obrigada por me visitar. Estarei comentando seu blog em breve. Abraços. Wânia.

    ResponderExcluir
  3. Dei uma arrumada no meu e adicionei o seu aos meus favoritos.
    Dá uma passada lá assim que você puder.
    Bjs

    http://niquitapetroleira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Wania muito bem feitas as suas reflexões à respeito das 10 novas competências para Ensinar. principalmente quando o assunto são os dilemas éticos da profissão. Parabéns.
    Suely

    ResponderExcluir
  5. Escolho nesse momento a competência "Trabalhar em equipe" para comentar, pois tem sido muito importante a troca de experiência dessa equipe, para que possamos caminhar juntos ou quase juntos, pois sabemos das diferenças entre nós para realizarmos as atividades proposta.

    ResponderExcluir