terça-feira, dezembro 04, 2012

Eixo: Avaliação - Atividade 3 - 1ª parte

Realizei esta atividade no wiki de endereço: https://docs.google.com/document/d/1eMk2NXk24DgnzAQGIh5LdJsS-yUgV0Eb2Iz9_oF3tPM/edit

Vejam como está a nossa atividade:

                                                                 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES 
                                                                                  Eixo: Avaliação
                                                                                      Atividade 3

1) Conteúdo:
- Matemática Financeira: Juros Compostos.
2) Objetivos:
- Contribuir com a formação dos alunos no que se refere à compreensão da realidade e o exercício da cidadania.
- Proporcionar que o aluno  utilize a Matemática Financeira como instrumento de intervenção na realidade para resolver situações problema.
- Possibilitar aos alunos situações que os levem a desenvolver o raciocínio, sabendo aplicar fórmulas e tirar conclusões acerca do problema.
3) Atividade:
- Os alunos já devem ter conhecimento sobre o regime de juros simples, abordado em aulas anteriores.
- Apresentação do Vídeo: “Comparar preços e juros é fundamental para comprar à prazo” http://www.youtube.com/watch?v=A-X4-bSxfeQ
- Pesquisa de preços de produtos à vista e à prazo a partir de folhetos de propaganda, pesquisa em lojas ou na Internet.
- Comparação dos preços dos produtos à vista e à prazo e cálculo das taxas de juros embutidos nas compras à prazo, caso tivesse sido utilizado o regime simples.
- Explicação da ideia de “juros sobre juros” usada no regime composto e proposta de que os alunos façam o cálculo do valor à prazo usando a taxa de juros encontrada no regime simples, para que os mesmos compreendam as diferenças entre esses dois regimes.
- Orientação para o cálculo da taxa de juros embutidos nas compras à prazo utilizando o regime composto, com aplicação da fórmula de juros compostos (que será deduzida com os alunos) e o auxílio de calculadora científica, estabelecendo relações entre juros compostos, progressões geométricas e funções exponenciais.
- Montagem de um mural com as comparações de preços dos produtos, a taxa e o valor dos juros.
- Utilização de calculadora financeira online para a resolução de problemas.
  Calculadora: http://epx.com.br/ctb/hp12c.php
  Problemas: http://www.brasilescola.com/matematica/nocoes-sobre-utilizacao-uma-
 calculadora-financeira
4) Competências envolvidas:
- Interpretar e resolver problemas do cotidiano inseridos em contextos ligados à Matemática Financeira.
- Reconhecer e comparar temas da Matemática Financeira, como a diferenciação entre Juros Simples e Juros Compostos.
- Estabelecer conexões entre este tema e outros temas do currículo, como a relação entre Juros Compostos, Progressões Geométricas e Funções Exponenciais.
- Compreender o significado das fórmulas envolvidas.
5) Recursos:
- Folhetos com preços de produtos.
- Calculadora científica.
- Computadores com acesso à Internet.
6) Duração:
- 4 horas-aulas.
7) Avaliação:
- Deverá ser feita uma avaliação diagnóstica anteriormente a execução da aula para identificar se os alunos estão aptos a desenvolver os trabalhos propostos. Esta avaliação deverá abordar números decimais, porcentagem, progressões geométricas, equações e funções exponenciais e juros simples.
- A avaliação será feita durante todo o processo de aprendizagem ( multidimensional - Kenski), por meio da observação do professor e da reflexão dos próprios alunos. A aplicação da taxa de juros simples numa situação que envolve juros compostos levará os alunos a refletirem sobre esse “erro” a que foram induzidos, compreendendo a diferença entre os dois sistemas.
- As reorientações necessárias serão feitas pelo professor durante a execução das atividades, culminando na confecção e apresentação do mural pelos alunos.

Um comentário:

  1. Parabéns Wânia pelo planejamento. A matemática financeira é um conteúdo muito importante, principalmente para os jovens/adultos que não entendem muito bem essas taxas de acréscimos, decréscimos e valores financeiros de forma geral. Na realidade eles ainda não estão habituados a economizar de forma significativa. Nesta fase falta-lhes um pouco de responsabilidade, por isso, vale à pena discutir em sala de aula.
    Um abraço,

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