sábado, março 30, 2013

Eixo: Gestão - Atividade 3

Criei a wiki para a atividade 3. Estão participando: Wânia, Marcelo, Silvia e Antônio.

Segue o link:

https://docs.google.com/document/d/1-HnN0BPtnTtkfnelwVZ_662w1Fu48ph0gWTBK00bjqk/edit

Comecei com a seguinte reflexão:

Os professores de matemática ainda ensinam de forma tradicional, ou seja, apresentam o conteúdo expondo no quadro e explicando oralmente, depois resolvem alguns exemplos, em seguida solicitam aos alunos que resolvam exercícios parecidos com os exemplos e com isso se deseja que o aluno aprenda por repetição. Quando o aluno consegue resolver os exercícios, acredita-se que o aluno aprendeu. Será mesmo que aprendeu? Será que conseguiu entender o que realmente estava fazendo? Será que conseguiria aplicar aquilo que “aprendeu” em uma situação real?


Ser professor é ter comprometimento com a aprendizagem. Segundo D’Ambrosio o aluno chega na escola trazendo experiências que já adquiriu em sua trajetória de vida, sejam elas através de brincadeiras, jogos, trabalho, que devem ser levadas em conta na hora de se ensinar. Devemos então considerar as experiências e inserir novos conhecimentos. Mas, de que forma fazer isso?  Não parece uma tarefa fácil diante do nosso sistema educacional; temos muitos alunos em sala de aula, a estrutura da escola não é adequada, as tecnologias presentes nas escolas ainda deixam muito a desejar e o trabalho do professor precisa ser valorizado.


A aprendizagem esbarra em uma série de problemas que devem ser considerados, porém devemos desempenhar o papel de professor da melhor forma possível. Uma forma de aproveitar melhor os saberes já adquiridos é ensinar um conteúdo através da metodologia de resolução de problemas. O ideal é criar situações onde o aluno possa explorar os caminhos que o levem à solução do problema. Não é adequado que trabalhemos com situações irreais, mas nem sempre é fácil que o conteúdo matemático seja explorado diante de uma situação totalmente calcada na realidade.

Muitas são as dificuldades para conseguirmos fazer com que o aluno aprenda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário