quinta-feira, maio 16, 2013

Eixo: Gestão - Atividade 4

Muito interessante o vídeo do Filósofo Mário Sérgio Cortella. Ele fala que o poder tem que estar a serviço da vida,não pode servir a si mesmo e que um poder que se serve ao invés de servir este é um poder que não serve. Faço um paralelo com a função de professor. O "poder" que o professor tem em sua sala de aula tem que estar a serviço do aluno e não ser usado contra o aluno como alguns professores o fazem. Já constatei professores que utilizam de sua condição para demonstrar "poder" e assim controlar o aluno sem se preocupar se o aluno está aprendendo ou não. 

Cortella também explica a diferença entre conflito e confronto. O conflito é necessário para melhorar a convivência e para ocorrer mudanças. O confronto busca a anulação do outro, um vence e o outro perde. Novamente trago essa idéia para a função de professor. O confronto com as situações que encontramos em sala de aula são altamente prejudiciais, pois provoca no indíviduo revolta, trauma e provavelmente o problema não será resolvido. Conflitos sempre existem e devemos enfrentá-los com o objetivo de melhorar a convivência entre os pares, devemos buscar crescer com os conflitos sem nos confrontarmos de forma a prejudicar o outro. 

Em relação a atividade do eixo escrevi no fórum o seguinte:

Eu vivenciei uma situação com um grupo de estudo do Multicurso Matemática. Ao chegar na escola em que o grupo estava reunido percebi que eles não estavam preparados para encarar os desafios propostos por aquele roteiro especificamente. Tratava-se do estudo do roteiro que abordava a utilização do RPG. Alguns professores falaram mal do jogo e a coordenadora não havia lido a atividade e nem preparado os itens necessários para o estudo. Comecei a ficar preocupada pois senti que os mesmo não iriam realizar todas as tarefas solicitadas. Bem , tive que tomar uma decisão e fazer algo que pudesse mudar aquele comportamento e assim contribuir com o alcance dos objetivos previstos para aquele roteiro. Chamei a coordenadora em separado e pedi ao grupo para lerem o roteiro enquanto isso. Expliquei o jogo e consegui fazer com que ela visse como era interessante aquela atividade que o grupo estava criticando. Repassamos toda a atividade, preparamos o jogo e ela voltou para a mesa. O jogo começou e ao perceber que as questões que eles tinham que resolver estava relacionadas com a matemática e eram do tipo desafio, todos começaram a se divertir. A conclusão que cheguei é que temos o poder de mudar algumas coisas, para isto basta tentar e usá-lo a favor do outro. Entendo que contribui naquele momento com a aprendizagem. De acordo com o vídeo do filósofo Cortella faço um paralelo com a situação e vejo que naquele dia enfrentei um conflito sem me confrontar com todos os presentes.  Abraços. Wânia.

Um comentário:

  1. Olá Wânia, boa noite!

    Como sempre você trazendo considerações extremamente relevantes. Gostei muito das suas considerações, parabéns!

    Abração,
    Leandro

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