domingo, dezembro 09, 2012

Eixo: Avaliação - Atividade 4 - 2ª Parte

Gostaria de começar esta atividade registrando minha admiração pelo Programa de Formação de Tutores e ao trabalho de tutor da formação Multicurso Matemática . Me inscrevi nesta seleção com muita insegurança e não achei que fosse ser capaz de executar todas as tarefas de tutoria. Com o tempo através das orientações, atividades e a prática fui aprendendo a trabalhar de forma satisfatória e  hoje me considero uma profissional capaz no que se refere a enfrentar os desafios, buscar a a aprendizagem, pois sempre temos o que aprender, me colocando à disposição da formação e assim percebo que tudo acontece com a ajuda, com o interesse e o esforço de todos.
Gosto de ler todo o material do curso quando é colocado na plataforma moodle, conferir se tudo está certo para que o cursista não seja prejudicado. Erros acontecem em qualquer lugar e aqui não poderia ser diferente e por isso entendo que essa minha maneira de agir, conferindo o curso, já que tenho acesso ao material antes dos cursistas, me fez crescer mais ainda como profissional. Percebo que sempre tenho algo para aprender e o conhecimento floresce a cada ação.
Aprendo muito também com as colocações de meus colegas tutores e mediadores, cada palavra falada ou escrita traduzo como lição para minha vida.
Esta atividade 4 começou com um chat que participei na quarta-feira e gostaria de colocar aqui algumas frases que foram escritas por meus colegas tutores que nele estavam que são, Márcia, Idalina, Jonas e Franciely, além de Leandro. Leiam abaixo algumas palavras que foram escritas.

Até o momento, já aprendi muito com o curso, a partir da interação com o coordenador e os demais tutores-cursistas e a troca de experiências.  Aprendi (e continuo aprendendo) sobre a atuação em ambientes virtuais, atendimento aos cursistas, comunicação escrita (de forma clara, objetiva e simpática).” Franciely

“O professor precisa estimular a curiosidade. Desafiar o aluno para fazer descobertas. ” Márcia

“Aprendi que devemos estimular a construção e não construir, fazer para nossos alunos.” Idalina

“Acredito que o conceito de tutoria, além de complementar e facilitar a mediação pedagógica, deve estabelecer uma "comunicação empática" com o professor.” Jonas

“...considero a troca de experiências muito importante, aprendemos muito, cada pessoa tem algo a oferecer.” Wânia

E para finalizar, algumas palavras do Leandro que nos gratificam muito.

"Participar do processo de criação desta equipe foi uma experiência fantástica para mim, não apenas enquanto profissional mas também como pessoa.” Leandro

Eixo: Avaliação - Atividade 4 - 1ª Parte

Participei do chat da atividade 4 no horário abaixo.

 Chat 2: quarta-feira, 5/12, das 20h às 22h

terça-feira, dezembro 04, 2012

Eixo: Avaliação - Atividade 3 - 2ª parte

Kenski argumenta que o uso de estratégias de caráter diagnóstico e formativo torna desnecessário separar momentos de aprendizagem daqueles de avaliação propriamente ditos. Entendo com isso que não se deve separar os momentos de aprendizagem da avaliação, isto é, não se deve isolar a avaliação; não termos necessariamente aulas de conteúdo e aulas para provas, devemos integrar as duas coisas  e assim estarmos sempre avaliando os nossos alunos. Provas são necessárias, pois preparam os alunos para a realidade de nossa sociedade que ainda tem muito a mudar nesse sentido, porém enquanto ensinamos também podemos avaliar e assim não nos restringimos as provas.
No planejamento que fizemos para esta atividade do PFT, nos preocupamos principalmente com o momento da avaliação da proposta da aula sobre Matemática Financeira: Juros Compostos. Escrevemos que a “avaliação será feita durante todo o processo de aprendizagem, por meio da observação do professor e da reflexão dos próprios alunos”. Temos que levar em consideração toda a trajetória do aluno durante as aulas para avaliarmos com coerência e objetividade e assim não nos restringirmos a um momento só de avaliação, como por exemplo, a aplicação de uma prova. Além disso, levamos em consideração de que interpretar e resolver problemas do cotidiano são extremamente importantes para a efetividade da aprendizagem e da avaliação pois estamos levando em consideração a  vivência do aluno e assim cumprirmos esta etapa de forma satisfatória.
                                                                                                                   Wânia Soares

Eixo: Avaliação - Atividade 3 - 1ª parte

Realizei esta atividade no wiki de endereço: https://docs.google.com/document/d/1eMk2NXk24DgnzAQGIh5LdJsS-yUgV0Eb2Iz9_oF3tPM/edit

Vejam como está a nossa atividade:

                                                                 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES 
                                                                                  Eixo: Avaliação
                                                                                      Atividade 3

1) Conteúdo:
- Matemática Financeira: Juros Compostos.
2) Objetivos:
- Contribuir com a formação dos alunos no que se refere à compreensão da realidade e o exercício da cidadania.
- Proporcionar que o aluno  utilize a Matemática Financeira como instrumento de intervenção na realidade para resolver situações problema.
- Possibilitar aos alunos situações que os levem a desenvolver o raciocínio, sabendo aplicar fórmulas e tirar conclusões acerca do problema.
3) Atividade:
- Os alunos já devem ter conhecimento sobre o regime de juros simples, abordado em aulas anteriores.
- Apresentação do Vídeo: “Comparar preços e juros é fundamental para comprar à prazo” http://www.youtube.com/watch?v=A-X4-bSxfeQ
- Pesquisa de preços de produtos à vista e à prazo a partir de folhetos de propaganda, pesquisa em lojas ou na Internet.
- Comparação dos preços dos produtos à vista e à prazo e cálculo das taxas de juros embutidos nas compras à prazo, caso tivesse sido utilizado o regime simples.
- Explicação da ideia de “juros sobre juros” usada no regime composto e proposta de que os alunos façam o cálculo do valor à prazo usando a taxa de juros encontrada no regime simples, para que os mesmos compreendam as diferenças entre esses dois regimes.
- Orientação para o cálculo da taxa de juros embutidos nas compras à prazo utilizando o regime composto, com aplicação da fórmula de juros compostos (que será deduzida com os alunos) e o auxílio de calculadora científica, estabelecendo relações entre juros compostos, progressões geométricas e funções exponenciais.
- Montagem de um mural com as comparações de preços dos produtos, a taxa e o valor dos juros.
- Utilização de calculadora financeira online para a resolução de problemas.
  Calculadora: http://epx.com.br/ctb/hp12c.php
  Problemas: http://www.brasilescola.com/matematica/nocoes-sobre-utilizacao-uma-
 calculadora-financeira
4) Competências envolvidas:
- Interpretar e resolver problemas do cotidiano inseridos em contextos ligados à Matemática Financeira.
- Reconhecer e comparar temas da Matemática Financeira, como a diferenciação entre Juros Simples e Juros Compostos.
- Estabelecer conexões entre este tema e outros temas do currículo, como a relação entre Juros Compostos, Progressões Geométricas e Funções Exponenciais.
- Compreender o significado das fórmulas envolvidas.
5) Recursos:
- Folhetos com preços de produtos.
- Calculadora científica.
- Computadores com acesso à Internet.
6) Duração:
- 4 horas-aulas.
7) Avaliação:
- Deverá ser feita uma avaliação diagnóstica anteriormente a execução da aula para identificar se os alunos estão aptos a desenvolver os trabalhos propostos. Esta avaliação deverá abordar números decimais, porcentagem, progressões geométricas, equações e funções exponenciais e juros simples.
- A avaliação será feita durante todo o processo de aprendizagem ( multidimensional - Kenski), por meio da observação do professor e da reflexão dos próprios alunos. A aplicação da taxa de juros simples numa situação que envolve juros compostos levará os alunos a refletirem sobre esse “erro” a que foram induzidos, compreendendo a diferença entre os dois sistemas.
- As reorientações necessárias serão feitas pelo professor durante a execução das atividades, culminando na confecção e apresentação do mural pelos alunos.